São F. do Conde: Reunião discute instalações do Centro de Cultura Teixeira de Freitas

    Foto: Divulgação

    A situação da Casa de Mário Augusto Teixeira de Freitas, situada em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, foi discutida na manhã desta terça-feira (20), durante uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura Municipal, realizada no gabinete do prefeito Evandro Almeida.

    Na pauta, foram apresentados a adequação da casa para instalação de um Centro de Cultura, Museu e Base do IBGE em São Francisco do Conde. Entre as definições ficou estabelecido que o IBGE do Rio de Janeiro ficará responsável por junto aos seus arquitetos fazer um projeto com as adequações que são necessárias para o funcionamento do local contemplando sala de acervo, espaço de sarau, salão para exposições culturais de artistas locais, cyber café e espaço para realização de trabalho de base de dados do órgão. O projeto será encaminhado para que a Prefeitura execute as adequações e entregue a casa pronta para funcionamento.

    A casa, que fica em frente ao Convento de Santo Antônio, será parte integrante do Centro Histórico e Cultural de São Francisco do Conde para receber visitantes e turistas. “Queremos que essa casa seja um espaço de integração cultural e educacional do nosso município. Vamos fortalecer nossa educação de base e estender a parceria também com nossa universidade, a Unilab. A manutenção da nossa história é também uma ferramenta de gestão fundamental para nós”, afirmou o prefeito Evandro Almeida.

    Após a reunião, a equipe da Prefeitura seguiu junto aos técnicos da IBGE para vistarem a casa de Mário Augusto Teixeira de Freitas. O matemático e educador fundou o instituto que leva o seu nome e era franciscano de nascimento.