Celebração da cultura popular movimenta o Centro Histórico

As manifestações tradicionais do estado e alma do povo baiano serão exaltadas pelo Agosto da Cultura Popular, que inclui o Projeto Ritmos e Ritos Populares e a Semana da Cultura Popular. A partir desta quinta-feira (22), a programação retrata a história da cultura brasileira através de rituais, danças e musicalidade. O Museu Eugênio Teixeira Leal e o Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura da Bahia (CCPI/Secult) são apoiadores no projeto.

Para esta edição, o Projeto Ritmos e Ritos Populares da Bahia organiza atrações no período de 22 de agosto até 27 de setembro. Sendo que terá uma semana com atrações contínuas de 22 a 27 de agosto.

A Semana da Cultura Popular visa incentivar e valorizar a diversidade do cotidiano das nossas origens. Suas formas de expressões, tradições, identidades e heranças culturais tornam esses movimentos culturais únicos. As representações vêm por meio das indumentárias (roupas) e adereços que pertenceram a alguns grupos folclóricos baianos, além de utensílios e instrumentos musicais. A programação inclui música, dança, tradição e história oral.

Programação 

Na quinta-feira (22), acontece a Conferência de abertura, às 14h, no Cineteatro Góes Calmon, localizado no Museu Eugênio Teixeira. Logo após, o espaço receberá Palestra show, Sarau e lançamento de Cordel produzido pelo jornalista Zezão Castro, com o cordelista Antônio Barreto. Já na Galeria Francisco de Sá, acontecerá a abertura da Exposição Ritmos e Ritos Populares da Bahia.

Em comemoração ao início das festividades, no mesmo dia acontecerá a Caminhada Terno de Reis Eterna Juventude, que sairá da sede do CCPI (Casa 12, Largo do Pelourinho) em direção ao Museu Eugênio Teixeira Leal, às 17h30. Mais tarde, às 18h30, o Samba de Roda Geração do Iguape, de Cachoeira – BA, tomará conta do Largo Quincas Berro D’Água.

Na sexta (23), às 10h, o Cineteatro Góes Calmon apresenta uma Mostra de filmes de Capoeira, onde serão exibidos “Batatinha e o Samba Oculto da Bahia” e “Mestre João Pequeno de Pastinha”, de Pedro Abib, que estará presente para o debate. Também às 10h, na área da Biblioteca Innocêncio Calmon, localizada no museu, será executada a Oficina de Parlendas, com a facilitadora, Jéssica Jefoni. Às 14h, o Museu Eugênio Teixeira Leal receberá novamente o jornalista Zezão Castro para apresentar o seu documentário Mandioca – Raiz Brasileira.

Às 15h, é hora da roda de conversa com Emíllia Biancardi, Wayra Silveira e Sue Ribeiro, sobre a Cultura Popular Tradicional, no Cineteatro Gés Calmon. Finalizando a programação do segundo dia, a autora Wayara Silveira promoverá o lançamento do livro ‘Cantigas de um Baile Pastoril’, às 18h.

Já na sede do CCPI, às 17h, tem o lançamento da exposição “AFRO BARROCO”, do fotógrafo Jomar Lima. As visitações, no Foyer Lina Bon Bardi, ficam abertas até 05 de setembro.

No sábado (24) a programação do Museu Eugênio Teixeira Leal inicia com duas sessões do Documentário ‘História Oral’, que apresenta depoimentos dos grupos folclóricos doadores do acervo. A primeira sessão acontece às 10h e a outra com inicio às 14h. Já a agitação no Centro Histórico aparece com muita representação cultural. Nas ruas, a cultura toma conta a partir das 15h, com os Sussurros de Cordel encantando aos ouvidos e olhos dos visitantes do Pelô.

Domingo (25), às 10h, acontecerá mais uma exibição do documentário ‘História Oral’, no Cineteatro Góes Calmon. E às 13h, o Largo Quincas Berro D’Água recebe a festa ‘Feita no Pelô’, sob comando de J Velloso e Luciano Salvador Bahia. O evento contará com um cortejo cultural pelas ruas do Pelourinho puxado pelo grupo Os Congos (Cairu – BA), manifestação cultural que representa o negro africano. A abertura do show será feita pelo cordelista Kitute Coelho (Irará – BA), e após isso, Luciano Salvador Bahia, J. Velloso e a Banda Coisa de Baiano receberão as bandas Batifun (Salvador – BA) e Recôncavo Experimental (Santo Amaro – BA), além do cantor e compositor Raimundo Sodré (Ipirá – BA). A entrada será mediante a doação de um pacote de leite em pó para a Instituição Beneficente Conceição Macêdo, ONG que cuida de crianças portadoras de HIV

Prosseguindo a programação, nos dias 27 e 28, às 10h, será ministrada na sede do CCPI, em parceria com o Sesc, a Oficina de Cerâmica, nas modalidades Torno e Escultórica.

Também no CCPI, na última quinzena de agosto será exibido, na sala de audioviual, o documentário “Que fale Santo Amaro – Em busca da verdade sobre a dança do Maculelê”. O vídeo tem duração de 38 minutos e possui Direção Geral da Etnomusicóloga e Folclorista Emília Biancardi e contou com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. A ação é gratuita, mas necessita de agendamento. Telefone para contato 3103-3358.

De 27 de agosto a 24 de setembro, sempre das terças aos sábados, às 10h ou às 15h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, acontece a exibição do vídeo ‘Bahia Singular e Plural’, produzido pelo IRDEB.

Já nas segundas e quintas, a expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música, será ministrada pelo Mestre Raimundo Noronha na Oficina de Capoeira Angola. Sempre às 16h, no Largo Tereza Batista.

Serviço

Conferência de abertura – Agosto da Cultura Popular e Projetos Ritmos e Ritos Populares da Bahia
Quando: 22 de agosto, quinta-feira, 14h
Local: Cineteatro Góes Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Palestra show | Sarau | Lançamento de Cordel – Zezão Castro e Antônio Barreto
Quando: 22 de agosto, quinta-feira, 15h30
Local: Cineteatro Góes Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Abertura de Exposição Ritmos e Ritos Populares da Bahia
Quando: 22 de agosto, quinta-feira, 17h30
Local: Galeria Francisco de Sá / Museu Eugênio Teixeira Leal

Caminhada Terno de Reis Eterna Juventude 
Quando: 22 de agosto, quinta-feira, 17h30
Local: Saída do Centro de Culturas Populares e Identárias

Samba de Roda – Geração do Iguape (Cachoeira/BA)
Quando: 22 de agosto, quinta-feira, 18h30
Local: Centro de Culturas Populares / Largo Quincas Berro D’Água

Mostra de filmes e debate – Batatinha e o Samba Oculto da Bahia / Mestre João Pequeno de Pastinha
Quando: 23 de agosto, Sexta-feira, 10h
Local: Cineteatro Góes Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Oficina de Parlendas – Jéssica Jefoni
Quando: 23 de agosto, Sexta-feira, 10h
Local: Biblioteca Innocêncio Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Mandioca – Raiz Brasileira – Zezão Castro
Quando: 23 de agosto, Sexta-feira, 14h
Local: Cineteatro Góes Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Roda de Conversa – Cultura Popular Tradicional 
Quando: 23 de agosto, Sexta-feira, 15h
Local: Cineteatro Góes Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Lançamento do Livro ‘Cantigas de um Baile Pastoril’ 
Quando: 23 de agosto, Sexta-feira, 18h
Local: Cineteatro Góes Calmon / Museu Eugênio Teixeira Leal

Abertura da Exposição Afro Barroco, de Jomar Lima
Quando: 23 de agosto, sexta-feira, 17h
Local: Foyer Lina Bon Bardi / Centro de Culturas Populares e Identitárias

História Oral – Exibição de documentário
Quando: 24 de agosto, Sábado, 10h e 14h
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal

Sussurros de Cordel
Quando: 24 de agosto, Sábado, 15h
Local: Ruas do Pelô

História Oral – Exibição de documentário
Quando: 25 de agosto, Domingo, 10h
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal

‘Feita no Pelô’ – J. Velloso, Luciano Salvador Bahia e Manifestações culturais
Quando: 25 de agosto, Domingo, 13h
Local: Largo Quincas Berros D’Água
Entrada: doação 01 kg de leite em pó

Oficina de Cerâmica 
Quando: 27 e 28 de agosto, terça e quarta, 10h
Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias, Casa 12, Largo do Pelourinho

Exibição do vídeo sobre a Cultura Popular – Bahia Singular e Plural 
Quando: 27 de Agosto a 24 de Setembro – Ter a sab 10h e 15h
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal

Oficina de Capoeira de Angola 
Quando: Segundas e Quintas, 16h
Local: Largo Tereza Batista

Exibição do documentário: “Que fale Santo Amaro – Em busca da verdade sobre a dança do Maculelê”
Quando: 2ª quinzena de agosto
Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias, Casa 12, Largo do Pelourinho