Lava Jato: Polícia Federal deflagra operação contra corrupção no Rio e em São Paulo

Com informações do BN

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a 64ª fase da Operação Lava Jato, denominada Pentiti para apurar crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais relacionadas a recursos contabilizados em planilha denominada “Programa Especial Italiano” gerida por grande empreiteira nacional.

Os agentes da PF cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª. Vara Federal de Curitiba. Segundo a PF, a investigação surgiu depois de acordos de colaboração premiada celebrados entre a Polícia Federal e ex-ministro de Estado investigado. O nome não foi divulgado.

De acordo com os investigadores, além da identificação de beneficiários da planilha “Programa Especial Italiano” e do modus operandi de entregas de valores ilícitos a autoridades, também é objeto desta fase esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira nacional e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos no continente africano – conduta que pode ter lesado os cofres públicos em pelo menos 1,5 bilhão de dólares, que equivalem hoje a aproximadamente R$ 6 bilhões.

O nome da operação significa “arrependidos” e faz referência a termo empregado na Itália para designar pessoas que integraram organizações criminosas e, após suas prisões, decidiram se arrepender e colaborar com as autoridades para o avanço das investigações.