Operação desarticula organização criminosa

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Alba Vírus para desmantelar uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de entorpecentes, realizado por meio do modal marítimo.

A ação cumpre 42 Mandados de Busca e Apreensão e 18 Mandados de Prisão Temporária, expedido pela 5ª Vara Federal de Santos. A justiça decretou o bloqueio de bens dos suspeitos avaliados R$ 23 milhões em imóveis. Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de São Paulo (São Paulo, Santos e Guarujá), Santa Catarina (Itajaí, Balneário Camboriú), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Bahia (Salvador), com a participação de 180 policiais federais

Após uma prisão em flagrante realizada no Guarujá, no litoral paulista, no dia 20 de fevereiro, foram identificados diversos integrantes da organização, com diversos bens móveis e imóveis adquiridos com o proveito da prática criminosa.

De acordo com as investigações, a análise dos celulares apreendidos no flagrante do Guarujá foram encontrados diversos vídeos onde os suspeitos aparecem ocultando grandes quantidades de cocaína em meio a cargas lícitas em contêineres que embarcaram em navios com destino a Europa. A apuração indicou que o grupo teria sido responsável pela remessa de mais de 6 toneladas de cocaína.

Segundo a PF, diversos integrantes que atuam na aquisição e ocultação dos bens adquiridos com o proveito do crime.

A Operação foi batizada de “ALBA VIRUS”, em latim, significa vírus ou veneno branco, fazendo referência à cocaína, substância entorpecente objeto do tráfico internacional praticado pela Organização Criminosa.

Aos investigados estão sendo imputados os crimes de Organização Criminosa (art. 1º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013); Tráfico Internacional de Entorpecente e Associação para o Tráfico(artigos 33 c.c. 40, inciso I, e artigo 35 da Lei11.343/2016), sem prejuízo de eventuais outras implicações penais que possam surgir com o descortinar das investigações.