Candeias: Praça terá monumento em homenagem a ex-prefeito

    A principal praça do município receberá um novo monumento em homenagem ao ex-prefeito Dr. Gualberto Dantas Fontes. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (9), pelo prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina. O local que leva o seu nome será também depositado as cinzas do ex-prefeito que morreu na última quinta-feira (5), vítima de um câncer.  “É minha obrigação atender esse pleito de Dr. Gualberto. Ele dedicou sua vida a cuidar do povo de nossa cidade. Muito além da política, Dr. Gualberto foi um amigo do povo de Candeias, um exemplo de dedicação, humildade, seriedade e serenidade”, disse o gestor.

    Além da praça, outro espaço público também homenageará o primeiro prefeito eleito do município: o Posto Médico Luís Viana Filho. Segundo Dr. Pitágoras, um novo Projeto de Lei (PL) que altera o nome do Posto Médico Luís Viana Filho para Posto Médico Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes será encaminhado para Câmara de Vereadores. O local foi o primeiro prédio público construído na sua gestão.“Ele foi o grande médico do povo de Candeias, tão comprometido com esse povo a ponto de ter doado o terreno onde foi construído o Posto Médico Luís Viana. Nada mais justo neste momento do que homenagear para sempre este homem que tanto amou Candeias e dedicou a sua vida em nome da medicina e de nossa cidade”, afirmou.

    Um dos médicos mais antigos da cidade, ele foi eleito o primeiro prefeito de Candeias em outubro de 1958. Antes da emancipação, o município pertencia à Salvador. Ele foi empossado em 7 de abril de 1959 e governou o município até o ano de 1963. Além do Posto Médico, o ex-prefeito construiu o Mercado Municipal, a atual Casa da Cultura, na Rua 13 de Maio, que abrigou a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, a Coletoria Estadual e a 1ª Comarca do município.