Pré-Festival Literário Nacional será lançado em escola de Cajazeiras

Foto: Adilton Venegeroles | Ag A TARDE

O bairro de Cajazeiras vai sediar, de 12 a 15 de novembro, a primeira edição do Festival Literário Nacional (Flin), promovido pelo Governo do Estado. Com o objetivo de mobilizar estudantes e moradores do bairro para o festival, tem início neste sábado (14), uma série de atividades que segue até novembro. Nomeado de Pré-Flin, o projeto que reúne uma ampla programação cultural nas escolas do bairro, será aberto oficialmente, às 8h30, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras IV, com a presença dos secretários estaduais da Cultura, Arany Santana, e da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Na ocasião, será feita uma apresentação do pré-festival e das atividades programadas para os próximos 90 dias com os jovens. Também estará presente o diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo, responsável pela coordenação do festival.

“O lançamento do Festival Literário Nacional – Diversas Leituras e Novos Caminhos é um diferencial importantíssimo para que a gente apresente a distinção entre este festival e as demais festas literárias existentes” explica Zulu Araújo sobre a essência da realização do Pré-Flin. Ele ainda acrescenta que a “a mobilização da comunidade, da juventude, dos estudantes da área para participação neste festival atende a demanda apresentada pela comunidade e pelo próprio segmento, a partir de experiências em outros eventos literários”, conclui.

Além de marcar a abertura das atividades da Pré-Flin, o encontro segue com intervenção de dança, bate-papo com os estudantes, aulão para o Enem, além de sorteio de livros. Para mais informações sobre o Festival clique aqui.

Pré-Flin

Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas através do Transformaê, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-Enem sobre a História da Bahia na história do Brasil nos próximos três meses com jovens vestibulandos.

Flin

O Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado através da Secretaria de Cultura (Secult) e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult). O Flin conta com a parceria das secretarias de Administração (Saeb); de Comunicação (Secom); de Educação; de Meio Ambiente (Sema); de Saúde (Sesab); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (Sepromi); de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa e da Fundação Cultural do Estado (Funceb).