Salvador e Vera Cruz receberão a segunda edição do Festival Paralímpico

Crédito: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

Neste sábado (21), das 8h30 às 12h, Salvador e o município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, receberão a segunda edição do Festival Paralímpico. Na capital, as atividades acontecem no Núcleo de Educação Física da UFBA, em Ondina, e em Vera Cruz, no Ginásio Municipal do distrito de Tairu. O evento é comemorativo ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no domingo (22), promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (CPB).

Durante toda a manhã, as 300 pessoas mobilizadas para participarem das atividades nos dois núcleos baianos (150 em cada) poderão experimentar o esporte adaptado nas modalidades paralímpicas de bocha, futebol de 5 e atletismo.

A ação do CPB acontecerá em todos os estados do país e no Distrito Federal, com atividades em 70 cidades. A ideia dos organizadores é levar a experiência de modalidades paralímpicas a cerca de 15 mil brasileiros, sendo 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos.

Parapan

No dia 01 de setembro, encerraram-se, em Lima/Peru, os Jogos Parapan-Americanos de 2019 (realizados entre 23 de agosto a 01 de setembro). A delegação do Brasil liderou, por mais uma edição, o ranking de medalhas conquistadas: um total de 308, sendo 124 delas de ouro.

A Seleção Brasileira de Futebol de Cinco (para cegos) foi a responsável pela esperada 100ª medalha de ouro da delegação nacional nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. A equipe entrou em campo contra a Argentina e venceu por 2 a 0, com gols dos baianos Jefinho e Cássio. A equipe já garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.