São S. do Passé: Município sedia Seminário da Funceb; inscrições encerram nesta quarta

Foto: divulgação

Integrando o Panorama de Criação em Dança, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, acontece o V Seminário da Criação em Dança, que neste ano será em São Sebastião do Passé. A atividade realizada pela Fundação Cultural do Estado, através da Coordenação de Dança, terá mostra de dança com artistas da região, mesa de debates e workshop gratuitos. O seminário tem o objetivo de promover diálogos entre artistas da capital e do interior baiano.

As inscrições para o Seminário vão até esta quarta-feira (25), gratuitamente, no site da Funceb (www.fundacaocultural.ba.gov.br). O interessado deve preencher um formulário enviando um breve currículo que comprove sua atividade como artista de dança, além de enviar uma justificativa.

Também serão selecionados até oito Agentes Culturais da Dança, residentes em cidades do Macroterritório 2 mas que não residem em São Sebastião do Passé, e que tenham interesse em participar de toda a programação do Seminário. No ato da inscrição, os interessados precisam informar quais desdobramentos pretende realizar em sua região com os conhecimentos adquiridos. Para os contemplados, a Funceb irá disponibilizar a passagem terrestre de ida e volta. Já os gastos referentes a alimentação, hospedagem e translado na cidade serão de responsabilidade do selecionado.

O panorama já passou por Salvador (2014), Juazeiro e Ilhéus (2015), Lençóis e Santa Maria da Vitória (2016) e Feira de Santana (2018), e chega a sua quinta edição em São Sebastião do Passé com o intuito proporcionar o diálogo entre artistas da capital e do interior do estado sobre seus processos criativos e reflexão sobre a prática artística em dança.

Programação

A abertura do V Seminário da Criação em Dança acontecerá no dia 18 de outubro, às 18h, no Centro Paroquial Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, no auditório Dom João Carlos Petrini. Na ocasião serão apresentadas obras de artistas de dança oriundos das cidades da região e uma apresentação do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA). Vale ressaltar que artistas da região interessados em participar da mostra também devem se inscrever através do formulário.

No mesmo dia, às 19h, acontecerá a Mesa: Processos Criativos em Dança com o artista criador David Barros, com o bailarino solo do BTCA e mediação da coordenadora de Dança da Funceb, Janahina Cavalcante. A proposta é que os artistas presentes dialoguem sobre seus processos criativos, políticas culturais, metodologias de criação e a reflexão sobre a prática artística em dança, proporcionando a troca de experiências e o desenvolvimento da linguagem.

O Workshop de Criação em Dança com David Barros acontecerá nos dias 19 (das 13h às 18h) e 20 de outubro (das 8h às 13h), com carga horária de dez horas e certificado. Serão disponibilizadas 30 vagas para esta atividade, sendo que oito estão reservadas para os Agentes Culturais da Dança residentes no Macroterritório 2. A ação formativa promoverá novas conexões entre artistas baianos, trocas de experiências importantes para o desenvolvimento da linguagem e apontamentos para novos caminhos na criação artística.

David Barros – artista da Dança de atuação profissional reconhecida pela crítica especializada por seu trabalho enquanto intérprete-criador e professor de Dança Popular, Urbana e Contemporânea. David Barros possui 12 anos de experiência em dança com pesquisa voltada para Danças Urbanas, é formado em Produção Cultural pela UFBA e em Dança pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, além de ser fundador do Grupo Insight. É atuante na cena de hip hop da Bahia participando de batalhas e produzindo eventos, fez cursos de dança na Ucrânia e Alemanha e já participou de importantes festivais do Brasil como o Rio H2K, Internacional de Curitiba, Congresso Brasil de Dancehall, SDC, entre outros.

Atualmente trabalha como coreógrafo, dançarino, pesquisador e professor da Escola Contemporânea de Dança e da Cia de Jazz Viviane Lopes, além de lecionar em projetos culturais. É idealizador do Festival iNsight Urbano e tem seu trabalho voltado, principalmente, para a arte-educação.