Fragmentos de óleo são retirados no litoral de Alcobaça

    Com informações do G1/ Foto: Divulgação/Prefeitura de Alcobaça

    Fragmentos de óleo foram retirados do litoral da cidade de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, nesta quarta-feira (6). O município fica a cerca de 70 km do Arquipélago de Abrolhos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alcobaça detalhou que os fragmentos removidos não são parte de manchas novas que tenham chegado às praias, mas sim resíduos que se movimentaram com o fluxo do mar.

    A secretaria adiantou que o material recolhido pesa entre 15 e 17 kg, mas que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fará uma nova pesagem.

    Na cidade de Alcobaça, o óleo atingiu todas as praias. O primeiro registro foi no domingo (3). Por lá, o material é armazenado em um galpão. Confira o destino do óleo recolhido em praias de Salvador e do interior.

    Atualmente, a Bahia tem 31 cidades atingidas pelo óleo, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos, que está com visitação suspensa até o 14 de novembro por conta da substância. A última cidade onde as manchas chegaram foi em Mucuri, que é o limite entre a Bahia e o estado do Espírito Santo.