Pedágio da BA-099 ficará mais caro na segunda

Com informações do A TArde

Os motoristas que trafegam pela praça de pedágio da BA-099, da Concessionária Litoral Norte (CLN), deverão pagar tarifas mais caras a partir de segunda-feira (11). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (7) e corresponde à readequação tarifária anual prevista em contrato. A tarifa aplicada para automóveis, caminhonetes e furgão passa a ser de R$ 7 em dias úteis e R$ 10,50 nos finais de semana.

Conforme a resolução da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o reajuste neste ano foi de 5,73%. Na mudança, outras categorias de veículos, como caminhões, ônibus e motocicletas também irão passar pela readequação tarifária. Além disso, o último reajuste autorizado pelo órgão aconteceu em novembro do ano passado.

Ainda segundo a Agerba, o reajuste foi readequado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para cada categoria de veículo. A partir da divisa entre as cidades de Lauro de Freitas e Camaçari, até Jandaíra, na fronteira com Sergipe, o trecho administrado pela Concessionária Litoral Norte possui 217 km de extensão, do km-7,5 (ponte do rio Joanes).

Além desse perímetro, os acessos à área de Arembepe Praia do Forte, Porto de Sauipe, Baixios/Palame, Subaúma e Conde são administrados pela concessionária.