Prefeitura anuncia reabertura do Hotel Pestana

Foto: Valter Pontes/Secom

Fechado desde o Carnaval de 2017, o Hotel Pestana, no Rio Vermelho, vai reabrir as portas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo prefeito ACM Neto, durante um encontro, com o presidente do grupo, Gustavo Jarussi, e o diretor, José Macedo, no Palácio Thomé de Souza. No projeto, serão realizados a manutenção do centro de convenções do Pestana e a implantação de empreendimento residencial e comercial.

“Até fevereiro, os detalhes do projeto serão apresentados. E a Prefeitura vai atuar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), para acelerar todo o processo de liberação de licenças e alvarás, já que trata-se de um investimento importantíssimo para movimentar a economia e o turismo na cidade”, declarou ACM Neto.

Segundo o presidente do grupo Pestana, a reabertura do empreendimento vai ampliar a cadeia produtiva da cidade. “Decidimos reabrir o hotel porque confiamos nesse trabalho de recuperação da cidade e dos estímulos dados à economia e ao turismo por essa gestão municipal. Além disso, o novo Centro de Convenções de Salvador vai ajudar a impulsionar o turismo e isso também foi um fator primordial para nós”, declarou Gustavo Jarussi.

Incentivos 

A Prefeitura já encaminhou para a Câmara de Vereadores projeto que beneficia a rede hoteleira com benefícios fiscais que envolvem desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e facilidade no pagamento de débitos através do Programa de Parcelamento Incentivado Especial (PPI).

Pelo texto, os estabelecimentos poderão fazer o pagamento de dívidas tributárias municipais com desconto de até 100% de multa e encargos monetários e a redução em até 40% do IPTU devido anualmente. O desconto no IPTU poderá ser obtido a partir de iniciativas como gastos com inovação, requalificação da infraestrutura e modernização das instalações; gastos com qualificação do quadro de funcionários e aumento do nível de ocupação.

De acordo com o projeto, poderão se inscrever no programa hotéis que estejam com a situação fiscal regularizada ou em regularização, e não possuir outros incentivos fiscais concedidos pelo município. O benefício terá vigência por um período de quatro anos, contados a partir de 2020.