STF determina novo afastamento de Mário Negromonte do TCM

Com informações do A Tarde

DF - CIDADES/CRISE - POLÍTICA - O ministro das Cidades, Mário Negromonte, fala sobre denúncias de doações ilegais durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano, na Câmara dos Deputados, em Brasília. 10/08/2011 - Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE

O ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, foi afastado, mais uma vez, do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (19), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) indeferiu habeas corpus que pedia o arquivamento da ação penal na qual o ex-deputado responde pela suposta prática de corrupção passiva.

Negromonte é acusado de ter aceitado, em 2011, a promessa do pagamento de R$ 25 milhões de empresários relacionados ao Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. Ao decidir pelo afastamento, a Turma cassou liminar anteriormente concedida pelo relator, ministro Marco Aurélio.

Afastado pela primeira vez do TCM em fevereiro de 2018 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o conselheiro só retornou ao posto em julho do mesmo ano por decisão de Marco Aurélio.