São F. do Conde: Mutirão de saúde atende homens no Caípe

    A segunda etapa do Mutirão de Saúde do Homem acontece neste sábado (30), no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul que alerta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    No mutirão, serão oferecidos exame laboratorial de PSA para os pacientes do Caípe de Cima, Calmonte, Engenho de Baixo, Muribeca, Jabequara, Santo Estevão e as ilhas das Fontes e do Paty, que no final de semana passado realizaram consulta com o urologista. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os moradores do Caípe de Baixo vão participar do mutirão que acontece no próximo sábado (7).

    O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata.

    Para a realização do exame, o paciente precisa atender às seguintes condições:

    • Não ter ejaculado nas últimas 48 horas antes da coleta;

    • Não ter feito exercícios que causem impacto no períneo, como: andar em bicicleta (ergométrica ou não) ou motocicleta nos últimos dois dias;

    • Não ter praticado equitação nos últimos dois dias;

    • Não ter mantido relações sexuais com ejaculação ou anal nas últimas 48 horas.

    Homens com idade entre 45 e 69 anos ou acima de 40 anos, que possuam histórico familiar de câncer de próstata, devem procurar a sua Unidade de Saúde e obter mais informações sobre como participar de outras ações que vão acontecer no município.