Centro de Atenção Psicossocial e Unidade Básica de Saúde são inauguradas em Camaçari

Foto: Manu Dias/GOVBA

O governador Rui Costa inaugurou um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo II, nesta segunda-feira (2), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os equipamentos somam um investimento de R$ 4,6 milhões, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Saúde (Sesab).

“O Governo do Estado tem, aproximadamente, meio bilhão de reais investidos na cidade, com obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água e nas áreas da educação e da saúde, a exemplo dessas duas unidades que entregamos hoje. Vamos continuar investindo em novas obras. Em janeiro, voltaremos para inaugurar mais uma Unidade Básica de Saúde”, declarou Rui.

A nova UBS, que fica no bairro Verdes Horizontes, presta atendimento ambulatorial de atenção primária. Entre os serviços, consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Já o novo CAPS fica localizado no bairro PHOC I. No local, serão tratados pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, que terão acompanhamento clínico através de uma equipe multiprofissional e a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A unidade também oferece acolhimento noturno.

Durante a passagem por Camaçari, o governador ainda assinou a ordem de serviço que autoriza a construção de três novas unidades escolares no município, nas localidades de Arembepe, Barra do Pojuca e Monte Gordo. Investimento de R$ 6.267,143 aplicados através da Secretaria de Educação do Estado. Rui ainda destacou os demais investimentos em saúde, como a reforma do Hospital Geral de Camaçari e a construção da UBS de Barra do Jacuípe. Também na oportunidade, Rui Costa visitou as obras da maternidade da cidade.