Mais de 180 mil beneficiários em Salvador receberão 13º do Bolsa Família

Foto: Foto: Jefferson PeixotO/Secom

O 13º salário do Bolsa Família começou a ser pago nesta terça-feira (10) em todo o país. Em Salvador, segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), 186.680 famílias estão aptas a receberem o benefício, considerando a base de dados do mês de novembro. A Bahia é o estado com o maior número de beneficiários com 1,7 milhão.

“Todas as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, presentes na folha de dezembro de 2019 e com benefícios liberados, terão direito. Quem teve o benefício bloqueado, suspenso ou cancelado em dezembro deste ano não terá direito ao Abono Natalino, também chamado de 13º”, explica. “É uma forma de aquecer a economia na capital e contribuir para ajudar as pessoas que estão em pobreza ou extrema pobreza”, acrescenta a secretária da Sempre, Ana Paula Matos.

O beneficio será pago até o dia 23 deste mês, junto com o montante mensal, e o valor é o mesmo da parcela de dezembro que a família beneficiária tem direito naquele mês. Por isso, ele poderá ser sacado com o Cartão Bolsa Família, Cartão Cidadão ou guia de pagamento, caso a família não possua cartão.

O saque poderá ser realizado nas lotéricas, Caixa Aqui, caixas eletrônicos ou agências da Caixa. O Abono Natalino pode ser sacado em até 90 dias, a contar da data de disponibilização do pagamento.

Bloqueios

Em Salvador, 1.515 benefícios estão bloqueados e 2.521 suspensos. Geralmente, os bloqueios são feitos devido ao encerramento do prazo de recadastramento; descumprimento de condicionalidade da saúde ou educação ou demandas específicas para averiguação. As famílias que estiverem nessa situação só vão receber quando regularizarem o motivo que gerou o bloqueio e tiverem o benefício liberado. A parcela pode ficar retida por até três meses.