Inaugurado Centro de Atenção Psicossocial em Jardim Armação

Foto: Manu Dias/GOVBA

Na manhã desta terça-feira (17), o governador Rui Costa inaugurou uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação, em Salvador. O local vai reforçar o atendimento público de pessoas com transtornos mentais graves. A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões entre obras e equipamentos, irá funcionar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.

“Esta é a sétima unidade do Caps que entregamos no estado este ano. Essas entregas fazem parte de uma estratégia de parceria com os municípios para fortalecer a atenção básica de saúde. O Centro faz o acompanhamento sistemático das pessoas que têm algum distúrbio de origem mental. Em casos de crise aguda, o paciente poderá permanecer na unidade por alguns dias para observação e tratamento”, explicou o governador.

O CAPS, que é constituído por uma equipe multiprofissional, atua com uma ótica interdisciplinar e realiza, prioritariamente, atendimento a pessoas de todas as idades com transtornos graves e persistentes. O atendimento também inclui pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, sendo substitutivo ao modelo asilar. As unidades são instaladas em cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

O secretário de Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, explicou que a unidade de saúde é uma importante ferramenta de tratamento dos males da mente. “Aqui serão oferecidos diversos serviços de saúde mental destinados a tratar doenças como a depressão e outros transtornos que precisam do acompanhamento de psicólogos e, caso haja necessidade de medicação, também de psiquiatras. Aqui os pacientes terão atendimento 24 horas, inclusive noturno”.