São F. do Conde: Matrículas da rede municipal podem ser feitas pelo celular; confira o calendário

    A rede municipal de ensino de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, inicia nesta quarta-feira as matrículas 2020. A novidade deste ano é que a matrícula será 100% online, com o lançamento do aplicativo e-Grafite Matrícula. Os pais ou responsáveis poderão baixar o app nos dispositivos móveis como tablets e celulares e fazer a matrícula. O aplicativo está disponível nas lojas online Google Play, para sistema Android, e Apple Store, para o Iphone ou Ipad.

    Para ter o acesso ao sistema de matrícula, o pai/mãe ou responsável devem realizar o cadastro, através do CPF e data de nascimento, e criar o login e senha. Após fazer o cadastro, o pai ou responsável devem inserir as informações do aluno, como nome completo e confirmar a opção a “Rematrícula”. Os estudantes maiores de 18 anos podem acessar o aplicativo e realizar a matrícula.

    Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o aplicativo poderá ser utilizado para os alunos que permanecerão na mesma unidade escolar. Os novos estudantes ou transferidos deverão ser matriculados presencialmente em uma unidade escolar. “A família não precisa necessariamente ir na escola. Eles podem fazer isso de casa, com a comodidade de casa. Quem não tiver celular, ele tem a possibilidade de ir na escola. Hoje, o celular termina sendo uma ferramenta que um grande número de pessoas acessam. Foi um caminho que a a gestão Evandro Almeida encontrou para nós diminuirmos aquele fluxo de pessoas na escola”, explicou o secretário de Educação, Marivaldo do Amaral, em entrevista à Baiana FM, nesta terça-feira (7).

    Calendário Escolar

    A matrícula dos alunos da Educação Infantil pode ser feita até quinta-feira (9). Já os estudantes do Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos I (EJA I), as matrículas acontecem na sexta-feira (10) e segunda-feira (13). Já o Fundamental II e EJA II, o procedimento será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro.

    Já a matrícula de novos alunos ou transferência acontecerá a partir do dia 20 de janeiro. Da Educação Infantil, as matrículas podem ser feitas nos dias 20 e 21 de janeiro. Já para o Ensino Fundamental I e EJA I, o procedimento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro. Para os alunos do Ensino Fundamental II e EJA II, as matrículas acontecem nos dias 23 e 24 de janeiro

    No ato da matrícula, os alunos deverão apresentar originais e entregar fotocópia das seguintes documentações: histórico escolar original, Certidão de Nascimento, RG, CPF, 02 fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, número do NIS e o número do cartão do SUS.

    As inscrições para a Creche Creche Leonor Teixeira iniciam no dia 15 de janeiro e seguem até dia 17 de janeiro. 

    No caso de alunos menores de 18 anos, no ato da matrícula, deverá ser apresentada a seguinte documentação dos pais ou responsáveis: documento comprobatório de vínculo de parentesco, tutela, guarda ou adoção, bem como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência, NIS (do titular do Bolsa Família que o aluno é dependente), Cartão Cidadão e do Programa de Acolhimento Social (PAS).

    VEJA O CALENDÁRIO

    1 – Confirmação de matrícula de alunos da rede

    Educação Infantil – 08 e 09/01/2020;

    Ensino Fundamental Anos Iniciais e EJA I – 10 e 13/01/2020;

    Ensino Fundamental Anos Finais e EJA II– 14 e 15/01/2020.

    2 – Matrícula de novos alunos e transferidos

    Educação Infantil – 20 e 21/01/2020;

    Ensino Fundamental Anos Iniciais e EJA I – 22 e 23/01/2020;

    Ensino Fundamental Anos Finais e EJA II– 23 e 24/01/2020;

    3 – Inscrição e matrícula para novos alunos da Creche Leonor Teixeira

    Inscrição: 15 a 17 de janeiro de 2020;

    Matrícula: 20 e 21 de janeiro de 2020- publicação do edital no Diário Oficial.