RMS: Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta sexta

    Os novos conselheiros tutelares do município de Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, serão empossados nesta sexta-feira (10). Os conselheiros tutelares assumem os cargos pelos próximos quatro anos (2020-2024).

    Em Candeias, a solenidade acontece às 10h, na sede do Nasce e serão empossados cinco titulares e cinco suplentes. Na eleição, foram eleitos Genilson da Conceição Gonçalo, Adriele Maria Santos Ferreira Ramos, Raquel Sanches dos Santos de Araújo, Gleisson Caia Bispo Costa e Jeane Araújo Oliveira dos Santos.

    Em São Francisco do Conde, a cerimônia de posse ocorre às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE). Assumem os cargos Alex Santos, Deilton Nascimento, Simone M. Barreto, José Carlos C. dos Santos e José Carlos de Jesus. 

    No município de Madre de Deus, a posse acontece também às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores. Serão empossadas Suzana Bernardes, Nelma, Fabiana Carvalho, Virginia Maia e Guarciara Márcia.

    Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios