Matrícula da rede estadual de ensino inicia dia 20 de janeiro; veja como se matricular

    Começa no dia 20 de janeiro a matrícula na rede estadual para o ano letivo de 2020. Este ano, a matrícula será online, através do SAC Digital. Os estudantes, pais ou responsáveis devem baixar o aplicativo nas lojas APP Store ou Google Play ou no endereço SAC Digital (Acesse). Segundo a Secretaria de Educação do Estado (Sec), o cadastro dos estudantes menores de 16 anos deverá ser realizado pelo responsável legal e o aluno deverá ser adicionado como dependente.

    Nos dias 21 e 22 de janeiro, a matrícula será destinada para os concluintes do 5º ano ou 9º ano da rede, onde as escolas não ofereçam a série subsequente. Já no dia 23 de janeiro, a matrícula ocorrerá para os estudantes da unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série do Ensino Fundamental.

    Entre 24 e 27 de janeiro, poderão efetuar a sua matrícula o estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede de ensino em qualquer ano/série do Ensino Médio. A confirmação da matrícula dos alunos inscritos na pré-matrícula da Educação Especial acontece nos dias 30 e 31 de janeiro.

    Os alunos novos, oriundos das redes municipais e privada, também poderão utilizar o SAC Digital, mas deverão apresentar a documentação necessária na escola para a qual efetuou a matrícula on-line, conforme prazo estabelecido no comprovante de matrícula, como os demais estudantes. Após efetuar a matrícula on-line, o estudante deverá levar os documentos na escola para o qual foi matriculado no prazo determinado no comprovante que recebe após finalizar o processo digital.

    Documentação

    Os documentos exigidos são os seguintes: original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico em até 30 dias); original e cópia da Certidão de Registro Civil ou RG; original e cópia do CPF (obrigatório para a Educação Profissional em todas as modalidades e formas de articulação, bem como no Ensino Médio e suas modalidades); original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); e original e cópia da Carteira de Vacinação (para estudantes de até 18 anos).