Salvador recebe 9 mil doses da vacina pentavalente após desabastecimento

Com informações do Bahia Notícias

O estoque de vacina pentavalente de Salvador foi reabastecido. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu nove mil doses do imunizante que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria da influenza tipo B. A vacina estava em falta em todo estado desde o mês de setembro.

A SMS informou que para otimizar a imunização da população soteropolitana e utilizar o material de forma racional, a vacina segue ofertando as doses em 26 unidades de saúde de referência espalhados pela cidade. Esses postos funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 17h. A vacina pentavalente deve ser administrada em três doses indicada para crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

“Recebemos uma quantidade que ainda não garante regularizar toda a cobertura de Salvador, mas será possível atualizar a caderneta de vacinação de milhares de crianças. A partir do recebimento das doses, estamos empreendendo todo o esforço para abastecer os 26 postos de referência da rede para garantir a proteção dos pequenos que fazem parte do público eletivo para essa estratégia”, destacou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.