Baianos e turistas participam da Lavagem do Bonfim

    O sagrado e o profano mais uma vez se misturaram no tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, que conduziu uma multidão de pessoas, entre fiéis, festeiros, baianos e turistas, da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, à Colina Sagrada, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (16).

    A caminhada de oito quilômetros até a Colina Sagrada teve início após o ato ecumênico em frente à Basílica da Conceição. A Lavagem do Bonfim é uma das festas religiosas mais importantes da Bahia e atrai cerca de dois milhões de pessoas. O evento faz parte da programação da festa ao Nosso Senhor do Bonfim, com celebrações católicas realizadas do dia 9 a 19 de janeiro. O cortejo seguiu com a imagem do Senhor do Bonfim, levada em um carro alegórico em formato de caravela.

    O prefeito ACM Neto (DEM) participou do cortejo ao lado de políticos e aliados. “Meu sentimento maior aqui é de gratidão. Gratidão por poder chegar hoje, no último ano de mandato, e ter condições de fazer essa caminhada sabendo que cumpri até aqui o meu dever. Saber que fui merecedor da confiança pessoas. É isso que me guia aqui hoje, é esse sentimento”, declarou o prefeito ACM Neto.
    O  vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão também acompanhou o cortejo, representando o governador Rui Costa que se recupera de uma cirurgia. João Leão destacou os desafios para o ano de 2020.  “Temos uma série de desafios este ano. Obras e ações para melhorar a vida dos baianos, como por exemplo o início da elaboração do projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica. Hoje, neste dia de fé, venho agradecer e pedir ao Senhor do Bonfim que continue nos ajudando e caminhando junto com o povo da Bahia. Que ele nos proteja”, disse o vice- governador.
    (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

    Para os turistas atraídos por esta singular manifestação da cultura popular baiana, o cortejo é um momento único. “Salvador tem uma energia maravilhosa e a energia que tem esta festa não dá para explicar”, disse Lila Andere, de Curitiba, que veio à Bahia pela primeira vez e pretende seguir até a Igreja do Bonfim. No mesmo grupo de amigos, o paulista Emerson Matos destacou o jeito de viver do baiano como importante atrativo: “É muito bacana ver uma das manifestações tão bonitas de Salvador, estas expressões genuínas daqui. O ritual e a vida normal nesta cidade são a mesma coisa e isto eu acho lindo”.

    Foto: Manu Dias/GOVBA

    Lis Barreto, de Porto Alegre, que acabou de chegar a Salvador com o marido Vinícius Giordani, para passar a lua de mel, também elogiou a Lavagem do Bonfim. “Este evento é único em todo o Brasil, e na Bahia é onde se vê esta mistura bonita de religiões”.