Animais silvestres são apreendidas em porta-malas; 450 aves estavam em gaiolas

Foto: PRF

Animais silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-242, em Itaberaba, na quarta-feira (15). As aves estavam escondidas dentro de gaiolas sobre o banco traseiro e no porta-malas de um carro.

Na ação, foram apreendidas 450 pássaros da espécie canário-da-terra. Segundo a PRF, os animais foram localizados em cinco gaiolas, durante uma abordagem realizada no KM-225 da rodovia.

Conforme a PRF, o motorista informou em depoimento que receberia R$ 1 mil para transportar grande parte dos animais até a cidade pernambucana de Cruzeiro do Nordeste e que não possuía autorização do órgão ambiental para criação e transporte das aves. Ele disse ainda pretendia comercializar as aves por R$ 20.

O motorista do veículo, de 49 anos, foi atuado em flagrante e responderá por crime contra o meio ambiente. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente de Itaberaba.

A PRF informou que as aves foram examinadas por veterinários e as que tiverem condições de serem reinseridas na natureza serão soltos. As outras aves passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.