Ação no STF quer que salário de desembargadores seja teto para servidores públicos

Com informações do BN

Uma ação pede o reconhecimento da constitucionalidade de emendas constitucionais estaduais que estabelecem os salários dos desembargadores como teto único para os servidores do Poder Executivo. A arguição de descumprimento de preceito fundamental foi movida pela Confederação Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Conacate) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a confederação, o parágrafo 12 do artigo 37 da Constituição Federal faculta aos estados, com a devida alteração em suas constituições estaduais, adotar o subsídio mensal dos desembargadores do Tribunal de Justiça dos estados como teto máximo remuneratório. Aponta, no entanto, que, em alguns estados, tanto o Poder Judiciário quanto o Poder Executivo têm criado barreiras à aplicação do teto único para servidores estaduais e municipais, ao entendimento de que as emendas às Constituições estaduais de iniciativa do Poder Legislativo usurpam a iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo para tratar de regime jurídico dos servidores públicos.

A entidade alega que não há vício de iniciativa nas emendas de origem parlamentar sobre a matéria, tendo em vista que estas não tratam de fixação de regime jurídico de servidores, mas apenas estabelecem um subteto remuneratório em regulamentação à previsão da Constituição Federal. A entidade sustenta que a divergência de entendimento da regra constitucional entre estados demonstra a necessidade de julgamento e definição da controvérsia pelo STF.