Três casarões são flagrados com “gato” de água

Foto: Embasa

Três casarões localizados no bairro da Saúde, em Salvador, foram flagrados com ligação clandestina de água da rede distribuidora da Embasa, nesta quarta-feira (12). Os responsáveis pelos imóveis não foram encontrados no momento da operação. Segundo a Embasa, o primeiro casarão inspecionado, a situação parecia regular, já que a ligação estava ativa e as contas vinham no valor da tarifa mínima. Porém, os técnicos descobriram uma tubulação clandestina que desviava a maior parte da água consumida, de modo a não passar pelo hidrômetro.

Além da multa, os responsáveis pelo imóvel serão cobrados pelo volume de água que deixou de ser registrado nos últimos 12 meses. Os outros dois casarões estavam com ligação inativa e se abastecendo diretamente da rede, por ramais clandestinos. Ao todo, os três imóveis flagrados com “gato” têm débito somado de mais de R$77 mil.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. O usuário que estiver nessa situação deve procurar um ponto de atendimento da empresa e regularizar sua ligação, evitando problemas com a polícia e multas. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.