Dia D de vacinação contra sarampo acontecerá no sábado

    Foto: Jeferson Peixoto

    Salvador terá o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo neste sábado (15). No total, a Prefeitura vai disponibilizar 111 pontos de imunização entre os postos de saúde fixos da rede municipal e volantes em locais estratégicos como escolas, creches, igrejas, supermercados, dentre outros. O funcionamento será das 8h às 17h.

    O grupo prioritário para essa primeira etapa da campanha contempla crianças e jovens de 5 anos a 19 anos não vacinados ou com esquema incompleto do tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola), seguindo determinação do Ministério da Saúde. Na capital baiana, cerca de 612 mil pessoas estão nessa faixa etária.

    “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto, já que ainda há indícios de surtos ativos em algumas regiões do país. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso, é fundamental garantir que a capital baiana tenha um bom número de pessoas vacinadas, sobretudo no período do Carnaval onde aumenta a circulação de pessoas de todo o mundo em nossa cidade”, pontuou a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos.

    Demais públicos

    Apesar da nova etapa da campanha intensificar a imunização das pessoas de 5 a 19 anos, Doiane Lemos destacou que os demais grupos – indivíduos de 6 meses a 49 anos, sobretudo a população infantil, também poderão participar da ação. “Apesar da estratégia intensificar a imunização de uma determinada faixa etária, as doses estarão disponíveis para toda população eletiva durante o Dia D”, complementa.