São S. do Passé: Alunos devem receber alta após intoxicação, afirma prefeito

    Cerca de 11 crianças devem receber alta a partir desta segunda-feira (17), após o quadro de intoxicação. Os estudantes da rede municipal de ensino de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador, foram hospitalizados após passarem mal na última quinta-feira (13). Até esta segunda-feira, quatro alunos continuam internadas no Hospital Albino Leitão, cinco crianças no Hospital Irmã Dulce e duas no Hospital Municipal de Catu. “De manhã ainda tinham quatro crianças. Lá no Hospital Albino Leitão tinha quatro crianças. Ainda estão cinco crianças no Hospital Irmã Dulce e até hoje de manhã dois no Hospital de Catu. eles estão lá aguardando o resultado dos exames para liberar os meninos”, explicou o prefeito Dr. Breno Conrad, em entrevista à Baiana FM.

    De acordo com o chefe do Executivo, 223 crianças do Colégio da Polícia Militar Doutor João Paim foram atendidas no Hospital Albino Leitão ao apresentarem sintomas como enjoo, diarreia, vômitos, febre alta e dor de cabeça. Ele explicou terão acompanhamento psicológico e social.

    A suspeita é de que a água consumida pelos alunos tenha sido contaminada. Ele explicou que a água utilizada pela escola é captada de um poço artesiano e que pode ter sofrido algum dano causado pela rede de esgoto. As amostras da água foram recolhidas pela Vigilância Sanitária do Estado e encaminhadas para o Laboratório Central da Bahia (Lacen)onde são analisadas. A Embasa desativou o poço e fez ligação direta para o reservatório da escola para manter o abastecimento da unidade.

    Até a conclusão da análise da Vigilância Sanitária, a escola vai permanecer fechada. A previsão é de que as aulas sejam retomadas após o carnaval. Ele informou que os pais e responsáveis serão convocados para uma reunião com o objetivo de tranquilizar e dar continuidade as atividades escolares.

    O prefeito disse ainda que um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar as causas da contaminação. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou no último sábado (15), uma perícia no local. “Nós prestamos uma queixa para que seja investigado toda e qualquer. A gente tomou todas as medidas cabíveis”, ressaltou o prefeito.