Bahia registra 17 casos notificados de corona vírus

    Foto: Filipe Iratuã- Agência A TArde

    O boletim de saúde divulgado nesta sexta-feira (28) pela Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a Bahia registrou 17 casos notificados com suspeita de coronavírus.  Segundo a Sesab, oito casos estão sendo analisados, sendo três de Feira de Santana, um de Itabuna e quatro de Salvador. Os outros casos foram descartados após os testes. Os casos notificados são dos municípios de Camaçari (1), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (5), Feira de Santana (3) e Porto Seguro (1).

    O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Uma das amostras será enviada para a Fiocruz Rio de Janeiro.

    Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.