Deputado baiano defende adiamento das provas do Enem 2020

O deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos) e também vice-presidente da Comissão de Educação, na Assembleia Legislativa da Bahia, defende que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020 sejam adiadas, uma vez que o ano letivo tem sido prejudicado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Para o republicano, manter o calendário do exame nesse contexto é agravar as desigualdades que já existem. “Com a suspensão das aulas presenciais, as escolas e cursinhos passaram adotar o método de aulas onlines, só que essa realidade não é para todos. Muitos estudantes não dispõem de internet em suas casas, dificultando a sua aprendizagem. Ainda lembro que há uma diferença muito grande entre alunos do ensino particular e do ensino público, por isso defendo o adiamento, para que todos possam se preparar”, explica Jurailton.

As inscrições para o exame começaram nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). A prova está marcada para os dias 1º e 8 de novembro. A primeira versão digital do exame será em 22 e 29 de novembro, novidade este ano.