Candeias: Secretária abre sindicância para apurar caso de bebê

Logo que tomou conhecimento do vídeo de agentes de uma funerária que estaria preparando o corpo de um natimorto do lado de fora do hospital Ouro Negro, em Candeias, na tarde desta terça-feira (9), a secretária de saúde do município, Soraia Cabral divulgou uma nota de repúdio do fato e garantiu que todas as medidas cabíveis serão tomadas contra os responsáveis.

De acordo com o documento, Soraia abriu uma sindicância para apurar o fato e identificar o ocorrido. Em outro trecho da nota diz que a secretária não irá tolerar o descaso da equipe relacionada ao fato, pedindo de imediato o afastamento dos funcionários.

Entenda o caso

O vereador oposicionista Arnaldo Araújo (MDB), flagrou o momento exato que agentes de uma funerária arrumava o corpo de um bebê do lado de fora da unidade hospitalar e perto de um contêiner de lixo.

Quando o vereador questionou os funcionários da funerária, um deles respondeu que o motivo da preparação do corpo estava acontecendo ali porque duas pessoas dentro do necrotério do hospital estavam com suspeita de covid-19. O pai do natimorto acompanhou de perto o ocorrido.

Veja a nota da secretária na íntegra

A prefeitura de Candeias recebeu com extrema indignação as imagens divulgadas nas redes sociais, onde o corpo de um natimorto está sendo preparado de forma indevida, por agentes funerários, no fundo do Hospital Ouro Negro. A Secretária de Saúde, tão logo tomou conhecimento do fato, abriu uma sindicância para apurar o ocorrido e identificar todos os envolvidos. A Secretária de Saúde, Soraia Cabral, informa que não vai tolerar o descaso da equipe relacionada ao fato, tendo determinado agora à (há) pouco o afastamento imediato dos mesmos, até que se apure a responsabilidade, para a aplicação das medidas cabíveis, que podem resultar no desligamento dos envolvidos. A prefeitura também notificou a empresa responsável pelo serviço funerário para se pronunciar sobre o procedimento do agente funerário”.