Cogel será transformada em secretaria e vai abrigar novos aliados de ACM e Bruno Reis

Foto:Reprodução

A Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel) deverá ganhar em breve status de secretaria municipal. Segundo fontes do Palácio Thomé de Souza, a mudança deve acontecer numa reforma administrativa após as eleições e será submetida à Câmara de Vereadores.

O texto começou a ser rascunhado pelo Executivo e o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior MDB), já foi avisado sobre a matéria.

Com novo tamanho estrutural e orçamentário, a Cogel deverá abrigar novos aliados que chegam ao grupo do prefeito ACM Neto (DEM) para apoiar a jornada eleitoral de Bruno Reis (DEM) e compor, eventualmente, uma futura gestão em caso de vitória.

Interlocutores da prefeitura sinalizam que a pasta ficará sob a guarda do PL, que está de saída da base do governador Rui Costa (PT), onde ocupa espaço equivalente com a diretoria executiva da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia – Prodeb, que é dirigida por Samuel Araújo – filho do cacique da legenda no estado, o ex-deputado José Carlos Araújo.

A ideia de transformar a Cogel em secretaria, porém, precede as tratativas eleitorais, segundo informam integrantes do núcleo de governo, ao lembrarem que o prefeito assinou em janeiro deste ano o contrato para iniciar a elaboração do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que recebeu investimento de R$ 4,5 milhões para estruturação e terá R$ 60 milhões para a implementação.

Fonte:BNews