Farc reconhece sequestro como ‘grave erro’ e pede perdão às vítimas

Foto:Reprodução

A ex-guerrilha e hoje partido político Farc pediu perdão público nesta segunda-feira, 14, às milhares de pessoas que sequestrou na Colômbia e expressou arrependimento pela “dor” e pelas “humilhações” que causou.

“O sequestro foi um grave ero do qual não podemos fazer nada além de nos arrepender”, declarou a direção do partido na mensagem de desculpa mais contundente que já enviou desde que a paz foi decretada em 2016.

A ex-organização rebelde mais poderosa da América, envolvida em conflitos de quase seis décadas, admitiu que o “sequestro feriu a legitimidade e credibilidade” do movimento armado contra o Estado colombiano.

“Este lastro hoje pesa na consciência e no coração de cada uma e cada um de nós”, completou em declaração pública.

A ex-guerrilha responde por atrocidades no tribunal criado após os acordos de paz que permitiram a desmobilização de cerca de 13.000 rebeldes, incluindo 7.000 combatentes.

Na mensagem, o partido Farc garante entender a dor que causou a “tantas famílias” e citou o caso de Andrés Felipe Pérez, uma criança de 12 anos que morreu de câncer em 2001 enquanto seu pai, um cabo da polícia, estava no poder dos rebeldes. O pai acabou assassinado em cativeiro.

“Sentimos como uma facada no coração a vergonha que nos produz não ter escutado o clamor de Andrés Felipe Pérez. Não podemos devolver o tempo perdido para evitar a dor e as humilhações que causamos a todos os sequestrados”, diz o partido.

A justiça de paz investiga mais de 20.000 sequestros realizados pelos rebeldes que largaram as armas, entre eles a da franco-colombiana Ingrid Betancourt, que passou seis anos presa em cativeiro antes de ser libertada em uma operação militar em 2008.

Os dirigentes da ex-guerrilha, que além de sequestros respondem a acusações de recrutamento de menores, poderão receber penas de até 20 anos de prisão.

Embora o desarmamento das Farc tenha aliviado sensivelmente a violência na Colômbia, grupos armados financiados pelo narcotráfico ainda operam no país e, nas últimas semanas, organizaram massacres e assassinatos.

Fonte:ATarde