Celulares são apreendidos em lojas de Candeias, Simões Filho e Salvador por suspeita de importação ilegal

Foto: Reprodução

Uma operação nacional da Receita Federal contra a sonegação apreendeu cerca de 2 mil aparelhos celulares em estabelecimentos comerciais nos municípios de Candeias, Simões Filho e Salvador, na terça-feira (20).

Além da Bahia, a operação batizada de “Colheira” foi realizada simultaneamente em doze estados do país. Do total, cinco lojas foram fiscalizadas no Estado. Em todo o país, esse número subiu para 27.

Segundo a Receita Federal, esses estabelecimentos apresentaram movimentação financeira incompatível com o volume das vendas, e compravam mercadorias de empresas com características de “noteiras”, que são aquelas que não apresentam compras nem importações e apenas servem para emitir notas de vendas.

O órgão explicou ainda que os alvos foram selecionados por meio de um sistema de inteligência, a partir do cruzamento de informações, como conhecimentos de transporte e cadastro de empresas suspeitas.

Além dos produtos originais que entram no país de modo irregular, as equipes de fiscalização também vão averiguar a existência de eventuais produtos falsificados.

As empresas terão um prazo para se explicar e comprovar a importação regular. Caso isso não seja feito, as mercadorias serão doadas ou leiloadas conforme determina a legislação.

A ação desta terça é um desdobramento da “Operação FranFake”, realizada em março deste ano. Em Salvador, vários shoppings foram alvo da operação.

Fonte: BNews