Comitiva leva carta de Bolsonaro a Putin para liberar brasileiro preso na Rússia

Foto: Reprodução

Uma comitiva formada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e pela embaixadora Márcia Donner Abriu vai à Rússia na próxima segunda-feira (26/10) para levar carta assinada pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente russo, Vladimir Putin, pedindo a reparação de justiça a Robson Oliveira. Em audiência nesta quinta-feira (22/10), a Justiça russa decidiu pela prorrogação da prisão preventiva de Robson Oliveira até abril de 2021.
O ex-motorista do jogador Fernando, então volante do Spartak Moscou, ainda não teve o julgamento marcado. Ele está preso desde março de 2019 por entrar com medicamento proibido em território russo a pedido do jogador. O remédio, Mytedom 10mg (cloridrato de metadona), era para o sogro de Fernando, Willian Farias.

A defesa de Robson enviou pedido para a liberação do motorista para que ele pudesse aguardar o julgamento em liberdade mediante o pagamento de fiança de 10 milhões de rublos (cerca de R$ 730 mil). A fiança seria paga por Fernando, no entanto, a Justiça negou o pedido pelo motivo de Robson não ter moradia ou emprego no país.
O senador Nelsinho Trad, titular da Comissão de Relações Exteriores do Senado, vai acompanhar a embaixadora Márcia Donner Abriu, secretária de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores, que tem reunião agendada no país na próxima semana.

No final de setembro, internautas subiram a #JustiçaporRobson lembrando dos mais de 560 dias de detenção de Robson Oliveira e pedindo posicionamento do volante Fernando, que atualmente joga no clube chinês Beijing Guoan, que até então não havia se posicionado. O ex-motorista alega que não sabia que o remédio, um forte analgésico liberado no Brasil, era proibido na Rússia – da família dos opioides, a substância é usada, por exemplo, no tratamento de dependentes químicos da heroína.
Pedido de ajuda
Após a mobilização de usuários nas redes sociais, o jogador Fernando se manifestou no Instagram em relação ao caso. Na ocasião, o volante do Beijing Guoan pediu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro e atacou, sem citar diretamente, a Rede Globo, que fez reportagens sobre o caso que, segundo o jogador, insinuaram que ele teria “fugido da Rússia”.

Fernando também divulgou fotos que diz serem de comprovantes de dinheiro enviado a Robson e pagamentos de advogados para o ex-motorista. “Preferi não falar por algum tempo publicamente porque em todas as vezes que me coloquei à disposição, sem exceção, tive as informações que forneci manipuladas, omitidas e distorcidas por interesses que não eram o de mostrar ao público o que houve de forma imparcial”, publicou.

Em 6 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que iria tentar uma negociação com o governo russo para o perdão de Robson Oliveira. Na ocasião, Bolsonaro disse que o caso era complicado, mas não era impossível de ser solucionado. “Entramos no caso, e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil. A justiça russa é bastante rígida e independente, mas um perdão do Governo local será buscado por nós”, afirmou o presidente.

Fonte: Correio Braziliense