Comissão de deputados da Bahia convida Ford a dar explicações sobre saída do Brasil

A Comissão Especial de Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), aprovou, durante a primeira reunião do grupo nesta quarta-feira (13), convite para representantes da Ford no Brasil darem explicações sobre o encerramento das atividades da empresa do país, incluindo a montadora em Camaçari.

“Vamos fazer planejamento de ação pra 2021, pra já entrar nos trabalhos a partir de fevereiro. Aprovamos convite pra Ford, presidente da Fieb [Federação das Indústrias do Estado da Bahia] e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, pra fazer na volta dos trabalhos um ‘webnário’ com eles, aberto ao público”, disse ao BNews o deputado Angelo Almeida (PSB), presidente da Comissão.

No comunicado divulgado pela Ford, a empresa argumenta que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Prejuízo

O município de Camaçari e a Região Metropolitana de Salvador (RMS) terão um prejuízo estimado de arrecadação mensal de R$ 500 milhões com a saída da Ford da Bahia, além de efeitos indiretos que são mais complicados de aferir. O impacto foi calculado pelo governador Rui Costa (PT), nesta terça-feira (12), após reunião com o grupo de trabalho que busca alternativas para o fechamento da unidade.

O petista disse que os R$ 500 milhões mensais eram injetados na economia através dos salários pagos aos mais de 10 mil trabalhadores diretos e indiretos da Ford no estado. Ele acredita que outras indústrias devem anunciar nos próximos meses o fechamento de suas unidades devido ao “crescente e acelerado processo de desindustrialização do país”.

Angelo Almeida também informou que na próxima segunda-feira (18) a Comissão terá uma reunião com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos

 

Foto: Reprodução

Fonte: BNews