Fim do auxílio emergencial deixa beneficiários preocupados

Segundo o IBGE Candeias possui cerca de 87.458 habitantes. Destes, cerca de 33.500 moradores receberam, em 2020, o auxílio emergencial pago pelo governo federal como forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da Pandemia. Este número representa pouco mais de 38% do total de moradores da cidade. No total foram pagos quase 100 milhões de reais em auxílio emergencial aos beneficiários residentes da cidade das luzes.

Contudo, no ano de 2021, o benefício não será mantido por decisão do governo, mesmo estando o nosso país em pleno pico da segunda onda de contaminação pelo Coronavirus, onde ainda persistem medidas de isolamento social, distanciamento, uso de máscara, etc. Bolsonaro alega não ter dinheiro para a manutenção do auxílio, ao passo que, ele mesmo gastou cifras milionárias com a compra, contestável, de alimentos para o governo e de forma prepotente e arrogante debocha dos doentes e mortos e ignora os efeitos devastadores e sociais que a maior crise sanitária deste século trouxe e ainda traz aos milhares de brasileiros que necessitam do benefício, que, como se não pudesse piorar, não tem sequer perspectiva de vacinação.
Com o fim do auxílio emergencial uma Pandemia muito mais grave emergiu de uma já em andamento, a Pandemia dos pobres, dos famintos e dos miseráveis, que o governo chama oficialmente de “invisíveis”, brasileiros estes, ignorados aos olhos do estado e largados a própria sorte.

É urgente a necessidade de se manter o auxílio e, em transição, criar um novo programa de renda básica permanente para atender as necessidades dos mais pobres.