Torcedor do Botafogo lidera petição contra o rebaixamento no Brasileirão em 2020

Nesta segunda-feira (1) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu uma petição para que não haja o rebaixamento das equipes do fim do Campeonato Brasileiro de 2020. O pedido, liderado por José Paulo Ferreira Bouças, torcedor do Botafogo, foi protocolado por advogado e solicita uma possível análise do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

“O que se pretende com a presente Proposta/Reclamação é impedir que, os já graves efeitos da Pandemia, tragam maiores prejuízos às entidades participantes do Brasileirão 2020, sobretudo as que vierem a configurar nas últimas quatro posições ao final”, justifica o documento.

“Entendemos que o psicológico não fica normal para uma pessoa praticar atividade que depende de resultados. Se o Campeonato tiver 24 times, que tenha e que a gente consiga adequar o calendário”, alegou o Arley Carvalho, representante do torcedor botafoguense e demais apoiadores da petição, em entrevista ao GE.

Além de José Paulo Ferreira, outros torcedores de clubes cariocas apoiam a ideia. Rajane Francisco dos Santos, torcedora do Flamengo, Carlos José do Carmo Goudinho, do Fluminense, e Hilário dos Santos Almeida, do Vasco, também tiveram seus nomes citados no documento.

O pedido é de que as agremiações interessadas em apoiar que os quatro últimos colocados do Campeonato Brasileirao não sejam rebaixados possa gerar uma ação para o STJD.

Na petição, eles apontam a decisão do Superior Tribunal de não rebaixar Nova Iguaçu e Cabofriense devido às restrições dos clubes para disputarem o campeonato estadual com o mesmo potencial que as demais equipes. O Pleno do STJD acabou mantendo o rebaixamento das equipes posteriormente.

“O campeonato acabou por revelar prejuízos maiores a determinados clubes, e portanto, afetando a igualdade e equilíbrio exigidos pelo próprio regulamento”, defende a petição.

Na Série A do Brasileirão, Botafogo e Coritiba possuem 99% e 98%, respectivamente, de irem para a Série B em 2021.

Foto: Reprodução

Fonte: Bahia Notícias