Prefeito tranquiliza idosos sobre disponibilidade de vacinas: ‘Há doses suficientes’

Reprodução: Metro 1

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou hoje (4), em coletiva de imprensa, que os idosos da faixa etária acima de 79 anos podem ficar tranquilos quanto à disponibilidade de vacinas. Segundo ele, o público-alvo tem procurado as unidades de saúde nas primeiras horas do dia, temendo o desabastecimento, o que gera filas.

“Sempre iniciamos a data seguinte depois que concluímos a vacinação de todos os idosos da data anterior. No início da manhã, quando começamos o processo de vacinação, é natural neste momento de aflição que estamos vivendo, que os idosos venham todos de vez para os pontos de vacinação e acabem gerando filas e aglomerações no drive e nos pontos fixos. Existem doses suficientes para todos. Não precisam vir logo no início da manhã, podem vir mais pro final da manhã, meio da tarde, porque nós vamos vacinar todos os idosos acima de 79 anos”, explicou.

Ainda segundo o prefeito, o número de idosos aptos à vacinação superou as estimativas da gestão municipal, o que representa um desafio logístico. “Quando nós realizamos o cadastramento, tínhamos inicialmente um público de 245 mil idosos acima de 60 anos. Já aumentamos 75 mil, fomos para 313 mil. Para os idosos de 90 anos, que eram 6,3 mil, chegamos a 12 mil idosos vacinados por coronavírus acima de 90 anos. Temos também um movimento, muito provavelmente de idosos da região metropolitana que não estão conseguindo vacinar nas suas cidades e estão vindo pra Salvador”, disse.