Bolsa Família: fila para benefício tem mais de 2,1 milhões de famílias

Reprodução: Metro 1

A crise causada pela pandemia, com aumento do número de desempregados e o fim do auxílio emergencial fez crescer a busca pelo Bolsa Família no país. Em dezembro, mais de 2,1 milhões de famílias estavam na fila de espera pelo benefício .

Segundo os números, a fila de espera é maior no sudeste do país, onde 849.063 famílias esperam para ingressar no programa. Já no nordeste, que vem em segundo lugar, são 707.600 famílias. Entre os estados,  São Paulo tem o maior número de famílias com 426.910. Minas Gerais e Rio de Janeiro completam o pódio, com 198.182 e 183.674 famílias esperando, respectivamente. A Bahia está em quarto lugar e tem uma espera de 180.420 famílias.

Os dados foram levantados pelo Grupo de Trabalho Vigilância Socioassistencial Nordeste/Comitê Técnico Assistência Social no Consórcio Nordeste, com base em informações do Ministério da Cidadania, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e do sistema de Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (Cecad).