Mais de 60% da população mundial vive em países onde a pandemia da covid está em estágio avançado

Reprodução: Metro 1

De acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, 60,2% da população mundial vive em países com ritmo acelerado de crescimento ou estável em patamares altos de casos da Covid-19. Em todos os continentes há nações nesses estágios. O levantamento é da Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, a Ásia e a Europa enfrentam as piores situações neste momento, ambos continentes com 55% da suas populações em países com crise aguda sanitária por conta do coronavírus. Países como Índia, Bangladesh, Alemanha, França e Argentina, fazem parte dos locais em estágio acelerado de casos, onde 41,5% das população vive. Essa taxa é o triplo do que foi registrado há seis semanas.

O Brasil está entre os países com o patamar estável em nível alto, que concentram 18,7% da população mundial. Em relação à nação brasileira, a média móvel de novos casos está em 63 mil por dia, uma das maiores do mundo. Além disso, é o país com o maior número de novas mortes pela doença.

Em locais classificados como desacelerados, em queda de novos casos,vivem 35,8% dos habitantes do planeta. Entre os países nesse estágio estão os Estados Unidos, a Espanha e o México. Apesar disso, ainda há o risco de novos surtos nestas nações.