Butantan reduz quantidade de doses de vacinas em frascos e prejudica vacinação na Bahia

Reprodução: Bahia.ba

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia está sendo prejudicada por um erro do Instituto Butantan, segundo informou nesta terça-feira (13) o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

De acordo com ele, o governo estadual identificou que o instituto, responsável pela CoronaVac no Brasil, está enviando lotes com quantidade de doses inferiores ao descrito no rótulo.

“Esse tem sido um problema muito grave. Inicialmente, os frascos vinham sendo envasados com dez a dose doses, na expectativa de que, havendo aspiração de quantidade um pouco maior, não houveses prejuízo para a população. Tem acontecido, por erro do Butantan, de vários frascos virem com menos de dez doses”, explicou Vilas-Boas.

Para tentar minimizar os prejuízos, visto que cerca de 30 cidades baianas receberam doses a menos, o governo de Rui Costa (PT) está articulando um plano reserva.

“Estamos tentando viabilizar para esses municípios que ficaram prejudicados a regulação dos 5% que temos de reserva para esse tipo de situação, de quebra de frasco, de extravio. E cobrando do Ministério [da Saúde] a reposição”, disse o secretário.