‘Novo Cangaço’ ataca novamente e explode agência em Ubaíra

Reprodução: Metro 1

Na madrugada desta sexta-feira (16) uma nova agência bancária foi explodida por criminosos no interior da Bahia. Por volta das 3h, cinco bandidos fortemente armados usaram caminhonetes e fizeram reféns para atacar a agência do Banco do Brasil em Ubaíra, a 270 km da capital, Salvador.

A ação durou cerca de meia hora. Os criminosos colocaram os explosivos e destruíram completamente a unidade. Durante a fuga, o grupo disparou tiros de fuzis para assustar a população. Depois, liberou os reféns e fugiu no sentido BA-550. Ainda não se tem informação da quantidade levada pelos criminosos.

Este é o décimo quatro ataque a bancos na Bahia em quatro meses de 2021. E o sétimo apenas no mês de abril, que mantém a média de um ataque a cada dois dias — algo como, “dia sim, dia não”.

Durante todos estes ataques, o modelo tem sido exatamente o mesmo: ação durante a madrugada; uso de explosivos e preferência por cidades pequenas e médias. A polícia suspeita de uma ação coordenada por uma única quadrilha. Especialistas em segurança pública classificam o fenômeno como “Novo Cangaço”, referência direta a ação de banditismo e pilhagem que predominou no sertão brasileiro durante dois séculos.

Na edição desta semana do Jornal da Metrópole, o tema foi abordado na reportagem de capa, assinada por Gabriel Amorim. Em uma das reportagens, um bancário do interior do estado, que preferiu não se identificar, falou que trabalhar nestas agências tem sido “um ato de bravura”.