Prefeitura e Sindicato não entram em acordo e professores podem entrar em greve na segunda (3)

Reprodução: Bahia.ba

O impasse entre os professores e a Prefeitura de Salvador continua. Em reunião realizada nesta quarta-feira, não houve acordo enquanto ao retorno da categoria às salas de aula na próxima segunda (3), data estipulada pela gestão municipal para a volta das atividades escolares presenciais.

Em nota, a Prefeitura informou que já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em mais de 20 mil trabalhadores da educação na rede pública – estado e município,e que com isso, restam apenas 1.300 professores que ainda serão imunizados, que seriam todos nas faixas etárias de 20 e 30 anos. O sindicato só aceita o retorno com todos os profissionais vacinados.

“Somos a única capital que está vacinando quase todos os trabalhadores da educação, mais de 80%. Já concluímos a imunização dos idosos, lideramos todos os rankings de vacinação no país. Com esse cenário, com mais de 27% da população da cidade imunizada, temos segurança para retornar.”, afirma o prefeito Bruno Reis.

Segundo o município, a rede municipal já apresentou protocolos consistentes para o retorno e as escolas estão preparadas para receber os estudantes. “Precisamos retomar as aulas presenciais. Temos compromisso com nossos alunos, em sua maioria crianças. Se concordarmos com a posição do sindicato, de só voltar às aulas presenciais após a imunização de todos os professores, só vamos voltar pra sala de aula no final do ano, e olhe lá!… Corremos o risco de comprometer quatro anos letivos. É um prejuízo irreparável para a educação.”, diz o Secretário Municipal da Educação, Marcelo Oliveira.