Candeias terá plano para impulsionar o turismo na região

    Governo da Bahia e BID assinam ordem de serviço para requalificação do museu Wanderley Pinho no distrito de Caboto em Candeias. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

    Neste sábado, 8 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Turismo. Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a data vem para lembrar da importância do setor para a economia e destacar as potencialidades do município no segmento. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur, deu início à elaboração do Plano Diretor do Turismo – PlanTur, que visa a criação de uma política pública de turismo sustentável com ações de curto, médio e longo prazo para fomentar o desenvolvimento turístico no município.

    Candeias conta com diversos pontos de potencial turístico ricos em história, a serem inseridos na rota do turismo do estado, e a cidade tem ainda muitas belezas naturais desconhecidas pela maioria da própria população. O PlanTur pretende posicionar a Cidade das Luzes como um dos principais destinos turísticos da Bahia, movimentando a economia local e a geração de emprego e renda para a população, contando com investimentos de iniciativa pública e privada.

    Estratégias

    A estratégia será definida em eixos de atuação, que compõe entre eles capacitação de agentes que trabalham diretamente com o turista como guias, garçons, atendentes, e também voltados aos empreendedores, cadastro de produtos e serviços para uma maior visibilidade, e ampliação da força da culinária local por meio de oficinas de gastronomia. O plano também deve apresentar ações voltadas para a conscientização, proteção e preservação do meio ambiente, com o fomento de atividades relacionadas ao ecoturismo.

    O município está entre os 18 no estado da Bahia contemplados pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, que tem como objetivo desenvolver o segmento náutico e cultural, roteirizando a Baía de Todos-os-Santos. O programa conta com o apoio do Banco Inter-Americano do Desenvolvimento. Em Candeias o programa está realizando a recuperação das instalações do Museu do Recôncavo Wanderley de Araújo Pinho, no distrito de Caboto.

    Encontro de Secretários do Turismo

    O superintendente de Gestão da Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur, Carlos Alberto dos Santos, representou a secretária Lucrécia Brito no II Encontro de Secretários do Turismo Baía de Todos os Santos realizado no município de Cachoeira, no Cine Teatro, na sexta-feira (7/5). Numa programação diversificada, o evento contou com as eleições da Câmara de Turismo Baía de Todos os Santos – CTBTS 2021 e uma palestra sobre Náutico e Cultural na Zona Baía de Todos os Santos.

    Com informações da Sectur – PMC.