Sinos da Igreja do Bonfim voltam a tocar juntos após 30 anos, em Salvador

Informações e Foto: A tarde

Após 30 anos, os quatro sinos históricos da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, localizada na região da Cidade Baixa, em Salvador, foram reinaugurados e voltaram a tocar juntos nesta quinta-feira, 13.

O pároco do Bonfim, Padre Edson Menezes, que celebrou a missa em comemoração à reativação dos sinos, explicou a função dos equipamentos. “O sino é para nos chamar para participar de uma atividade religiosa, exatamente para fortalecer a nossa fé.

Os equipamentos históricos e originais são datados do século 19, foram instalados no alto da torre da igreja em 1847. No decorrer do século 20 o número de badaladas foi diminuindo, e nos últimos anos, somente um deles funcionava – apenas em ocasiões especiais, com procissões e datas comemorativas.

O conjunto de sinos foi revitalizado através de um projeto realizado pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia (Setur), que conta com apoio da iniciativa privada. A ação já reativou equipamentos em nove igrejas baianas, oito delas na capital.

Segundo o engenheiro Artur Barros, que atua no projeto, o sistema de sinos desta igreja é eletromecânico. “Esse sistema é eletromecânico, ele é diferente do sistema [da Igreja] do Bonfim, que é eletromagnético. Aqui a gente soa realmente a nota de cada sino”, explica.

Outras igrejas do Centro Histórico de Salvador também tocaram os sinos na manhã desta quinta-feira, como a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia.

São elas: Igreja da Conceição da Praia; Igreja da Ajuda; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; de Nossa Senhora da Graça; de Santo Antônio da Barra; de São Domingos de Gusmão; e do Santíssimo Sacramento do Passo e do Bonfim. Todas fazem parte do projeto de revitalização e automatização dos sinos executado pela Setur.