Coronavírus Notícias Coronavírus Sex , 21/05/2021 às 09:52 | Atualizado em: 21/05/2021 às 09:55 Mortes por Covid podem ser até 3 vezes maiores que números oficiais, afirma OMS

Informações: A Tarde

O excesso de mortes provocado pela pandemia é até três vezes maior que os óbitos atribuídos à covid-19 desde a detecção dos primeiros casos no fim de 2019 na China, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a publicação de seu relatório anual sobre as estatísticas de saúde no mundo, a OMS informou que a Covid-19 provocou no ano passado pelo menos três milhões de mortes diretas ou indiretas. Mas o balanço oficial de óbitos atribuídos ao coronavírus no fim de 2020 era de 1,8 milhão.

“Isto corresponde a estimativas similares, que previam que o número total de mortes seria ao menos duas a três vezes maior que o balanço oficial de mortos por Covid-19”, afirmou Samira Asma, vice-diretora-geral responsável por dados na OMS.

De acordo com os cálculos, a especialista acredita que a pandemia provocou até o momento “de seis a oito milhões” de mortes diretas e indiretas. Samira Asma afirmou ainda que a OMS está trabalhando com os países para determinar qual é o “verdadeiro balanço humano da pandemia e, assim, estar melhor preparada para a próxima urgência”.

Embora as mortes diretamente relacionadas com a covid-19 sejam um “indicador-chave para seguir a evolução da pandemia”, explica a OMS no relatório, muitos países não possuem nenhum sistema de registro do estado civil, o que significa que carecem de estatísticas precisas e completas, sobretudo no que diz respeito às mortes e suas causas.

Desta maneira, o excesso de mortes não pode ser calculado em todas as regiões, pois faltam dados de alguns países, mas a OMS calcula que em 2020 se registrou um excedente de mortes de entre 1,34 e 1,46 milhão nas Américas e de entre 1,11 e 1,21 milhão no continente europeu.