Lauro: Conder transfere para município responsabilidade pela manutenção de parques alagáveis

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) transferiu, nesta terça-feira (27), para a prefeitura municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a responsabilidade pela manutenção do Parque Alameda dos Ingazeiros, no Centro, e do Parque da Mata, em Itinga. De acordo com a gestão, a última vistoria para avaliar os parques alagáveis antes da transferência foi realizada por equipes da gestão municipal e da Conder nesta terça.

Os parques integram as obras de macrodrenagem do Rio Ipitanga e têm como objetivo resolver os problemas de alagamento causados pelas chuvas no município. Além dos reservatórios de amortecimento de cheias, os locais contam com campo de futebol, quadra poliesportiva, campo de vôlei de areia, área para a prática de ginástica, parque infantil e pistas de patinação e de corrida.

De acordo com o secretário Chefe de Gabinete da Prefeita, Luís Maciel de Oliveira,  a visita teve como objetivo apresentar aos servidores a funcionalidade dos espaços e seus aparelhos. “Viemos para compreender como tudo funciona e para ter toda a segurança nesse processo de transferência de responsabilidade pelos cuidados desses equipamentos”, disse

Uma comissão deverá ser criada para ajudar na administração do equipamento, conforme revelou o titular da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Anderson Pinheiro. “Para dar seguimento, de forma conjunta e ainda melhor, das ações que a Sesp já faz aqui, como os trabalhos de poda de árvores, roçagem, limpeza dos parques e jardim, tudo o que for necessário para assegurar a utilização desse equipamento pela população”, disse.

Ainda de acordo com a gestão, a visita contou com representantes da força-tarefa montada pela gestão municipal para garantir a manutenção do espaço, formada pelo Gabinete da Prefeita e do Vice, além da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) e da Segurança Pública (SMSP).