Núcleo virtual do TRE-BA poderá atender mais de 2,5 mi de eleitores de Salvador e Região Metropolitana

Os mais de 2,5 milhões de eleitores de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) podem acessar de forma remota, a partir desta segunda-feira (9), diversos serviços do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O órgão inaugurou o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), projeto piloto que utiliza inteligência artificial e atendimento especializado para dar suporte ao eleitorado, candidatos e partidos políticos.

Além de desburocratizar os serviços, a ferramenta pretende dinamizar a prestação jurisdicional, reduzir a demanda por atendimento presencial e dar mais conforto ao eleitor, que poderá resolver diversas demandas sem precisar se deslocar à sede do TRE-BA ou dos cartórios eleitorais.

O NAVE foi idealizado pelo presidente do Tribunal, desembargador Roberto Maynard Frank, e deve ser expandido gradativamente para toda a Bahia. O Estado possui 10.892.723 de eleitores que poderão ser atendidos pela iniciativa através do telefone, do computador ou videochamada.

O desembargador explicou ao BNews que o Núcleo conta com uma assistente virtual chamada Maia e uma equipe formada por 20 pessoas que, inclusive, poderão atender pessoas com deficiência auditiva, pois possuem conhecimento em Libras.

Utilizando inteligência artificial, Maia é responsável pelo primeiro atendimento do eleitor e consegue, por exemplo, fornecer certidões de quitação eleitoral e Guias de Recolhimento da União (GRU). De acordo com a chefe da Seção de Atendimento ao Cliente do TRE-BA, Glória Cristina Tourinho, a assistente virtual também informará sobre os serviços disponíveis no site do órgão, sobre convocação de mesários, ajudará a tirar dúvidas do eleitor, e listará os documentos necessários para a emissão online de itens como o título de eleitor. A ferramenta enviará os dados através do email ou Telegram do solicitante.

“O NAVE é uma medida pioneira. Nosso objetivo é democratizar o acesso a todos os serviços deste Tribunal, além de garantir também a segurança dos nossos servidores, ainda mais em período de pandemia. Outro ponto a ser destacado é que, com essa tecnologia, conseguiremos liberar os dedicados servidores das zonas eleitorais para atividades mais complexas e que são essenciais”, destacou o desembargador. O robô Maia não teve nenhum custo para o TRE-BA, pois é uma criação do setor de Tecnologia da Casa.

O procurador regional eleitoral do Estado da Bahia, representante do Ministério Público no TRE-BA, Cláudio Gusmão, enalteceu a iniciativa e lembrou que a Justiça Eleitoral tem como meta ser a casa da cidadania e o NAVE traduz simbolicamente essa finalidade. Ele também citou que tem visto perfis empreendedores nas últimas gestões do Tribunal, que demonstram que há, além do poder decisório, capacidade de administração por parte dos presidentes.