Cientistas criam tinta branca capaz de eliminar a necessidade de ar-condicionado

O projeto acabou entrando para o livro de recordes do Guinness

Cientistas de um laboratório da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram uma tinta branca capaz de refletir 98,1% da radiação solar. Eles conseguiram criar uma tinta tão branca, que acabou entrando para o livro de recordes mundiais do Guinness. Mas qual foi a necessidade da invenção?

De acordo com os cientistas, a tinta extrabranca reduz ou até mesmo elimina a necessidade do ar-condicionado, o que pode economizar na energia elétrica e preservar o meio ambiente. A ideia inicial era fazer uma tinta que refletisse a luz do sol, já que atualmente, as tintas com essa finalidade só conseguem rejeitar de 80% a 90% da luz solar, e elas não conseguem tornar as superfícies mais frias do que a temperatura ambiente.

De acordo com explicação publicada no portal Olhar Digital, a tinta absorve menos calor do que emite. Uma superfície revestida com essa tecnologia consegue ser resfriada abaixo da temperatura normal, e sem consumir energia para isso. Por exemplo, usar essa tinta em um telhado com cerca de 9 m² pode resultar em um resfriamento de 10kW, mais forte do que a potência de um ar-condicionado.

Agora, o próximo objetivo é colocar o produto à venda no mercado. Isso pode acontecer em breve, já que, os cientistas já firmaram acordo com uma empresa americana.

 

 

Curta Mais