Candeias: Retirada de combustível das carretas é o sustento de famílias do município

A situação dos moradores que retiram combustível dos caminhões que trafegam pela BA-522 foi conferida de perto na manhã de hoje (7) pela equipe da Rádio Baiana FM. A retirada de combustível é feita diariamente, por homens que se aproveitam, na maioria das vezes, dos horários de pico, nas imediações do bairro Nova Candeias, quando os caminhões-tanque passam com velocidade reduzida. Com risco de atropelamento e de serem presos por comercialização ilegal de combustível, muitos deles arriscam a própria vida para garantir o sustento da família.

Casado e pai de dois filhos, Carlos Antônio relatou que pratica a atividade por falta de oportunidade no mercado de trabalho. “A gente está aqui porque não temos apoio da sociedade. Estou correndo esse risco porque preciso pagar cesta básica, aluguel. Não dão emprego para nós. O recibo de luz chega todo mês e se eu não pagar, quem vai pagar?”, disse em entrevista ao programa Fala Comigo.

IMG-20150107-WA0006

Segundo Antônio, eles retiram o resto de combustível que fica na tubulação e vendem por R$ 1,00 cada litro. “Tem uns caminhoneiros que param porque a gente não rouba. A gente pede para parar e eles param. Em média, a gente tira de 50 a 80 litros, que vendemos por R$ 1,00 cada litro”, explicou.

Alguns deles já trabalham no local há mais de quatro anos e alegam não tem condições de parar pela necessidade. “Eles já prenderam a gente varias vezes, mas nunca vi ninguém dá oportunidade de emprego para nós”, afirmou um dos trabalhadores.

Reunião

O assunto chegou a ser debatido em abril do ano passado pela Prefeitura de Candeias, Secretarias Municipais, Polícia Militar, Temat/Petrobras, Defesa Civil e Conselho Tutelar no sentido de encontrar formas de por fim à prática. Algumas ações conjuntas foram propostas para combater a prática, como orientar as transportadoras para que coloquem lacres em todos os veículos, apreender o combustível adquirido ilegalmente, fazer um cadastramento profissional para que essas pessoas possam ser encaminhadas ao mercado de trabalho, além de campanhas educativas para transportadoras, condutores e infratores, alertando-os para os riscos e penalidades foram apresentadas, mas até o momento ainda estão em fase de estudo.

Atropelamento

Um homem morreu atropelado por uma caminhão-tanque no dia 12 de dezembro, no Trevo do Petróleo, na BA 522 em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações do Polícia Rodoviária Estadual, Rosevan dos Santos Cruz, 21 anos, estava tentando retirar combustível da carreta de placa (JRQ -3955) quando escorregou e caiu no asfalto, sendo esmagado. A vítima morava no bairro Dom Avelar, próximo ao local do acidente. Motorista da carreta foi encaminhado para a 20ª Delegacia Territorial de Candeias onde prestou esclarecimentos e em seguida liberado.

Com informações do repórter Jota Brito