Salvador ganha novo Núcleo de Uropediatria

A equipe liderada pelo renomado uropediatra Dr. Nilo Leão é pioneira no N/NE e a única da Bahia em cirurgias robóticas pediátricas

A partir desta quinta-feira, dia 09/06, a população baiana tem disponível um novo serviço de excelência, o Núcleo de Uropediatria do Hospital Mater Dei Salvador. O novo centro é liderado por Dr. Nilo Leão, urologista pediátrico com reconhecida e destacada atuação, sendo pioneiro em diversos procedimentos no Norte/Nordeste. Com quase 40 anos de experiência, fellow em Uropediatria pela Havard, Dr. Nilo Leão foi responsável pelo primeiro transplante renal pediátrico do estado da Bahia, além de ser uma referência nacional em tratamento de patologias como hipospádias complexas que são malformações genéticas caracterizadas pela abertura anormal da uretra, e situações de intersexo.

O núcleo conta com urologistas altamente qualificados para a prática da Uropediatria como Dr. Leonardo Calazans, Dr. Oldach Pitombo, Dr. Nilo Jorge, Dr. Alexandre Ziomkowsky e Dr. João Estrela, sendo a única equipe urológica do estado com experiência em cirurgia robótica em crianças, tendo realizado dezenas de cirurgias com a plataforma robótica. O serviço oferece ainda interdisciplinaridade com nefropediatria e atendimento de emergência 24 horas, no Hospital Mater Dei, para patologias uropediátricas como infecções urinárias febris.

“O serviço se destaca por ser avançado, completo, dispondo de profissionais de larga experiência e conhecimento técnico, além de oferecer um atendimento diferenciado. Existe uma demanda relevante em nossa cidade e aqui teremos assistência com um espaço específico e integrado para o tratamento de problemas urinários em crianças. Será uma grande contribuição para o atendimento pediátrico, o que traz enorme satisfação para nós.”, afirma Dr. Nilo Leão.

As doenças urológicas pediátricas podem representar uma grave ameaça à saúde e bem-estar das crianças. Se não tratados adequadamente, alguns problemas podem causar sérias complicações na idade adulta e afetar a vida do paciente, alerta Dr. Nilo Leão. Segundo ele, “é preciso que os pais fiquem atentos aos primeiros sinais para realizar o tratamento precocemente e garantir boas chances de cura. Os problemas urológicos são muito frequentes em crianças. Para o correto diagnóstico e tratamento, um uropediatra deve ser consultado, porque quando não tratadas adequadamente, podem levar a sérias complicações”.

Dentre as doenças mais comuns em crianças abaixo de dois anos, estão as infecções urinárias, frequentemente relacionadas a malformações do trato urinário (rins, ureteres e/ou bexiga), que podem contribuir para a propagação de bactérias. “Recém-nascidos e bebês podem não apresentar nenhum sintoma além de uma febre, enquanto crianças mais velhas sentem dor ou queimação na hora de fazer xixi, dores na região da bexiga e necessidade de urinar frequentemente. A importância de diagnosticar, tratar e prevenir as infecções nas crianças é essencial para evitar danos aos rins e complicações, como insuficiência renal e hipertensão arterial”, alerta o especialista.

Pioneirismo – O Núcleo de Uropediatria do Hospital Mater Dei possui a única equipe no estado da Bahia na realização de cirurgias robóticas pediátricas e a pioneira no Norte/Nordeste na modalidade. Mais de 40 crianças já se beneficiaram dos diferenciais da modalidade cirúrgica, tais como menor risco de sangramento, infecção e dor, recuperação mais rápida e menor tempo de internação, dentre outros. O Mater Dei dispõe de tecnologia de última geração para os pacientes como o robô cirúrgico Da Vinci Xi, a 4ª geração do sistema Da Vinci, sendo a versão mais moderna do mundo, garantindo aos pacientes os inúmeros benefícios desse tipo de cirurgia minimamente invasiva.

A inauguração do serviço contou com a presença do presidente da Rede Mater Dei, Dr. Henrique Salvador, da vice-presidente Administrativa Financeira e Comercial, Dra. Maria Norma Salvador Ligório, da vice-presidente Assistencial e Operacional, Dra. Márcia Salvador Géo, do diretor médico, Dr. Felipe Salvador Ligório, do diretor-geral, Dr. Marcelo Sonneborn, da diretora clínica, Dra. Luciana Silva, do gerente médico da diretoria técnica do hospital, Dr. Edson von Sucro e da diretora Comercial e de Marketing, Dra. Renata Salvador.

 

Cinthya Brandão